sábado, 1 de maio de 2021

COL 20 anos: Relembrando os anos 90 no transporte

   Anos 90, havia uma serie no Clube do Ônibus Legal chamada Serie Anos 90 com várias temáticas que serão resumidas nessa postagem: 


A frota da Redentor era composta de mais de 300 carros, assim como Verdun e  Auto Diesel.  Bangu não chegou a 300, porem houve a cisão que ressurgiu uma nova Andorinha. Em 1991, a Redentor criou a Barra e Litoral, mais tarde em 1997 foi criada a Futuro. Litoral Rio passou a não fazer parte do Grupo Redentor, sendo chamada de  "rebelde". Em 1996, a Verdun cria a Viação S.Pena, no ano seguinte em 1997 surge a Transurb. A  Breda Rio Transportes e Turismo Rio, com origem da Breda SP, em 1995 surge com registro 95xxx com as linhas da Auto Diesel 484 485, 497,498 e 906. Da Auto Diesel surgiu em 1994 a Vila Real, do Grupo Guanabara. O Grupo Breda Rio criou a Top Rio, com a linha 300. Dai, da Jabour surgiu a Eva em 1994, da Pegaso surgiu a Oeste. A Campo Grande criou uma empresa para o seu setor Leopoldina, a Penha Rio. Com o fim da CTC em 1996, uma Cooperativa assume as linhas 675 e 780 com carros de diversas empresas. Em 1998 surge a Santa Maria Turismo, Santur com a linha 780, a Cootrapaurb ficou coma 675, ganhou registro 35ooo e sobreviveu. E finalizando com a Feital com 60 carros zerados para linhas da Zona Oeste no Rio. Houve cisão na Oriental, o bairro de Campo Grande, dividido pela linha do trem, de um lado a Oriental com 398 do lado da Rodoviaria, a 397 com a Ocidental.






FORMATAÇÃO

Na formatação da numeração dos ônibus, a primeira foto que vemos da Barra, mostram o padrão adotado ate 1990, em 1991 houve uma mudança, o numero de ordem ficou menor e maior destaque ao nome da Empresa. Em 1994 nova mudança, essa emblemática e inesquecível para os colecionadores, o numero de ordem no centro da blusa, e o nome da Empresa bem a esquerda. 


CARROCERIAS

E nas carrocerias a Marcopolo com o Torino LN e o mais bonitor de todos, Torino GV, em 1995, mais tarde ela o reutiliza, alguns chamam de Torino 99 outros de GVU




 Caio lançando em 1996 o Padron Alpha, e a década da Ciferal: a mais famosa carroceria:  o GLS BUS, em 1994,  reestilizado em 1997,  quando saiu de fabricação,   antes, em 1192 surgiu o Padron Rio, e depois do GLS o Padron Cidade I e II. O surpreendente Turquesa em 1999, e o inesquecível Viale

Urbanus 1994, Urbanuss em 1998, em seguida o Plus em 99, Comil Svelto 96, a Rubanil possuiu em sua frota.








Fotos: Cia de Onibus/Andre Neves
Colaboração: Alexandre Britto
A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COL PASTA 040 - PONTE COBERTA

  🚌 Especial 20 Anos do Clube do Ônibus Legal: Fotos da Viação Ponte Coberta🎉 4 fotos ineditas de CAIO APACHE VIP V MB OF 1721/MB OF 1618 ...